A precificação de serviço para prestadores de serviços é sempre um motivo de muita dor de cabeça e preocupações.
Isso porque, para definir um preço justo, condizente com a realidade do mercado e acessível ao público-alvo, demanda muito estudo e pesquisa.
A começar pela sondagem dos concorrentes, analisando aspectos, não só de preço, mas também de qualidade e inovação nos serviços.
Dessa forma, é possível ter um parâmetro confiável para estabelecer preços competitivos, além de evitar a desvalorização do próprio serviço.
Confira essas e outras dicas sobre como fazer a precificação de serviço para prestadores de serviços. Continue lendo nosso post.
Índice
TogglePrecificação de serviço: de olho na competitividade do mercado
Fazer a sondagem da concorrência é importante para fazer a precificação de serviço, contudo, também é preciso considerar outros aspectos.
Nesse sentido, é de suma importância calcular de forma correta os gastos variáveis e as despesas fixas, visto que isso interfere diretamente na margem de lucro.
Além disso, também é importante lembrar das despesas com serviços de contabilidade, de cartório, visto que isso quase nunca é feito.
Enfim, confira a seguir os principais pontos de observação para fazer a precificação de serviço de forma correta.
Valor por hora ou preço fixo
A maioria dos prestadores de serviços não têm a menor noção de como calcular o valor do seu trabalho.
Mas essa é uma questão subjetiva, devendo o prestador de serviço verificar a viabilidade para cada caso, pois isso também depende do ramo de atividade.
Além disso, grande parte dos clientes preferem contratar serviços que já ofereçam orçamento com valor definido, e não aceitam alterações futuras.
Mas se isso não for possível, é imprescindível manter o cliente ciente sobre a média real dos valores cobrados, bem como a possibilidade de haver alterações futuras.
Definição dos custos
A definição dos custos envolve a soma de todas as despesas fixas e variáveis, portanto, é uma tarefa que deve ser feita com prioridade e muita atenção.
Sendo os custos mais comuns:
- Telefone;
- Água;
- Internet;
- Combustíveis;
- Alimentação;
- Folha de pagamento;
- Pró-labore;
- Materiais de expediente;
- Matéria-prima;
- Mão-de-obra de terceiros;
- Honorários contábeis;
- Honorários advocatícios;
- Despesas com cartório/ Receita Federal;
- Frete;
- Logística etc.
Enfim, estes são os custos mais comuns para quem tem um negócio, contudo, eles podem variar de acordo com o ramo de atividade.
Definição da margem de lucro
A definição da margem de lucro está diretamente relacionada com o total dos gastos para produzir, vender e entregar o serviço ao cliente.
Devendo entrar neste cálculo os gastos já definidos, bem como os gastos provenientes de juros, multa, indenizações etc.
Portanto, para ter a margem de lucro esperada, no preço final do serviço devem estar embutidos o total dos custos de produção mais a margem do lucro.
Conclusão
Finalmente, para formar a precificação do serviço é preciso ter em mente a média dos preços praticados no mercado.
Ao mesmo tempo, também é primordial ter na ponta do lápis todas as despesas e gastos de produção, mais a margem de lucro.
Por isso, ter o suporte do profissional de contabilidade pode ajudar a encontrar a margem de lucro ideal, além de evitar prejuízos financeiros por mau gerenciamento.
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