Como fazer precificação de serviço para prestadores de serviços?

precificação de serviço para prestadores de serviços

A precificação de serviço para prestadores de serviços é sempre um motivo de muita dor de cabeça e preocupações.

Isso porque, para definir um preço justo, condizente com a realidade do mercado e acessível ao público-alvo, demanda muito estudo e pesquisa.

A começar pela sondagem dos concorrentes, analisando aspectos, não só de preço, mas também de qualidade e inovação nos serviços.

Dessa forma, é possível ter um parâmetro confiável para estabelecer preços competitivos, além de evitar a desvalorização do próprio serviço.

Confira essas e outras dicas sobre como fazer a precificação de serviço para prestadores de serviços. Continue lendo nosso post.

Precificação de serviço: de olho na competitividade do mercado

Fazer a sondagem da concorrência é importante para fazer a precificação de serviço, contudo, também é preciso considerar outros aspectos.

Nesse sentido, é de suma importância calcular de forma correta os gastos variáveis e as despesas fixas, visto que isso interfere diretamente na margem de lucro.

Além disso, também é importante lembrar das despesas com serviços de contabilidade, de cartório, visto que isso quase nunca é feito.

Enfim, confira a seguir os principais pontos de observação para fazer a precificação de serviço de forma correta.

Valor por hora ou preço fixo

A maioria dos prestadores de serviços não têm a menor noção de como calcular o valor do seu trabalho.

Mas essa é uma questão subjetiva, devendo o prestador de serviço verificar a viabilidade para cada caso, pois isso também depende do ramo de atividade.

Além disso, grande parte dos clientes preferem contratar serviços que já ofereçam orçamento com valor definido, e não aceitam alterações futuras.

Mas se isso não for possível, é imprescindível manter o cliente ciente sobre a média real dos valores cobrados, bem como a possibilidade de haver alterações futuras.

Definição dos custos

A definição dos custos envolve a soma de todas as despesas fixas e variáveis, portanto, é uma tarefa que deve ser feita com prioridade e muita atenção.

Sendo os custos mais comuns:

  1. Telefone;
  2. Água;
  3. Internet;
  4. Combustíveis;
  5. Alimentação;
  6. Folha de pagamento;
  7. Pró-labore;
  8. Materiais de expediente;
  9. Matéria-prima;
  10. Mão-de-obra de terceiros;
  11. Honorários contábeis;
  12. Honorários advocatícios;
  13. Despesas com cartório/ Receita Federal;
  14. Frete;
  15. Logística etc.

Enfim, estes são os custos mais comuns para quem tem um negócio, contudo, eles podem variar de acordo com o ramo de atividade.

Definição da margem de lucro

A definição da margem de lucro está diretamente relacionada com o total dos gastos para produzir, vender e entregar o serviço ao cliente.

Devendo entrar neste cálculo os gastos já definidos, bem como os gastos provenientes de juros, multa, indenizações etc.

Portanto, para ter a margem de lucro esperada, no preço final do serviço devem estar embutidos o total dos custos de produção mais a margem do lucro.

Conclusão

Finalmente, para formar a precificação do serviço é preciso ter em mente a média dos preços praticados no mercado.

Ao mesmo tempo, também é primordial ter na ponta do lápis todas as despesas e gastos de produção, mais a margem de lucro.

Por isso, ter o suporte do profissional de contabilidade pode ajudar a encontrar a margem de lucro ideal, além de evitar prejuízos financeiros por mau gerenciamento.

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