Carga tributária para empresa em expansão

Carga tributária para empresa em expansão

A carga tributária tem grande influência no crescimento de uma empresa, considerando que ela representa boa parte do seu montante financeiro.

Tal fator se torna ainda mais preocupante diante do crescimento exagerado da carga tributária brasileira.

Acrescente-se a isso a árdua tarefa em entender o sistema tributário brasileiro, já que a cada dia são criadas dezenas de novas normas tributárias.

Diante disso, é imprescindível adotar um conjunto de medidas e ações que viabilizem alcançar o equilíbrio nas finanças; reduzindo tributos e garantindo a lucratividade.

Continue a leitura deste post e entenda os impactos da carga tributária para a empresa em expansão. Bom proveito.

A função da carga tributária

Sendo a carga tributária a relação entre a soma da arrecadação federal, estadual e municipal com o PIB (Produto Interno Bruto), tem como função subsidiar os custos do governo.

Por isso, o pagamento dos impostos é obrigatório, visto que os tributos são uma das principais fontes dos rendimentos dos governos.

Para isso, são aplicadas alíquotas diversas de diferentes impostos sobre as operações de vendas e serviços das empresas e dos empreendedores.

Nesse sentido, a tributação viabiliza aos governos dispor de recursos financeiros e materiais para executar obras de benfeitorias e melhorias na prestação de serviços à população.

Dispositivos legais para reduzir a carga tributária

Buscar conhecer os tributos que incidem sobre as atividades da companhia é o ponto inicial para se beneficiar dos dispositivos legais para reduzir a carga tributária.

Além disso, manter-se sempre atualizado sobre as alterações da legislação tributária é uma necessidade primária para otimizar o lucro e garantir a sustentabilidade nos negócios.

E considerando que os impostos incidentes sobre o faturamento são a principal preocupação dos gestores empresariais, recorrer aos incentivos fiscais é uma boa medida.

Assim, permitindo manter uma boa reserva financeira em caixa para ampliar a capacidade de alcance das operações.

Portanto, fazer uso dos incentivos fiscais é uma forma de impulsionar o crescimento da empresa e aumentar o capital de giro.

Contudo, esta é uma tarefa árdua e burocrática que exige um bom nível de conhecimento das leis tributárias, além de expertise em contabilidade.

Neste cenário, contar com suporte profissional especializado é a maneira mais segura e eficaz para alcançar excelência nos resultados.

Planejamento tributário como ferramenta de gestão

O planejamento tributário tem o objetivo de consolidar a estrutura econômico-fiscal da empresa, assim, alcançando a redução dos tributos, bem como o aumento do lucro.

Nesse contexto, o planejamento tributário tem as seguintes finalidades:

  1. Evitar a incidência do fato gerador do tributo;
  2. Reduzir o montante do tributo, alíquota, ou a base de cálculo;
  3. Protelar o pagamento do tributo sem a ocorrência de multa.

Com isso em mente, considerar o planejamento tributário como uma ferramenta de gestão contribuirá para adoção de medidas estratégicas que visam maior lucratividade.

Conclusão

Em suma, para uma empresa seguir expandindo e se manter competitiva no mercado, é preciso ter atenção aos impactos da carga tributária nos negócios.

Para isso, é preciso buscar meios legais que possibilitem reduzir a carga tributária, ao mesmo tempo que viabiliza o aumento dos investimentos e do lucro.

E você pode ter acesso a isso, entre em contato conosco e saiba como.

Classifique nosso post

Compartilhe este post com seus amigos

Também recomendamos que leia este artigo!
Quem empreende no ramo do comércio no Brasil, precisa estar…