Contabilidade comercial x contabilidade industrial: qual a diferença?

contabilidade comercial x contabilidade industrial

A diferenciação entre contabilidade comercial x contabilidade industrial se dá pelo enfoque nos resultados de ambas as atividades; comercial e industrial.

Isso porque cada ramo de negócio possui seu próprio plano de contas, considerando as especificidades de comercialização e produção de bens e serviços.

Continue a leitura deste post para entender um pouco mais sobre as diferenças da aplicação da contabilidade no ramo comercial e industrial. Boa leitura.

Contabilidade comercial: principais características

A contabilidade comercial é uma forma específica de fazer uso dos princípios contábeis, visando o melhor resultado para o comerciante.

Da mesma forma, ocorre em todos os ramos de atividade, mas no caso das atividades comerciais, o foco principal é identificar a real composição do preço.

Tal cuidado se faz necessário em vista da apuração do resultado com mercadorias, que envolve muito mais elementos que a simples diferença entre preço de compra e revenda.

Portanto, é necessário saber diferenciar as despesas com gastos e custos que compõem o Ativo da empresa do ramo mercantil em um determinado período.

Assim, é possível obter o valor real da Apuração do Resultado com Mercadorias, possibilitando delinear as vendas líquidas e tracejar o custo das vendas.

Contabilidade industrial: principais características

Já a contabilidade industrial, por sua vez, é o ramo da atividade contábil dedicado ao entendimento e identificação dos custos envolvidos na produção de bens e serviços.

Para isso, a contabilidade industrial pode ser dividida em duas vertentes de estudos contábeis:

1 – Contabilidade de custos de serviços

Neste caso, o objetivo é ter um entendimento claro e objetivo acerca dos custos envolvidos no processo de desenvolvimento de um determinado serviço.

Assim, dependendo das atividades exploradas pela indústria, pode ser necessário considerar tipos de custos mais específicos, como por exemplo:

  1. Contratação de mão-de-obra terceirizada para atender alguma demanda durante o desenvolvimento do serviço;
  2. Materiais diretos necessários para a realização do serviço;
  3. Mão-de-obra direta, ou seja, os custos com salários e pagamento de pessoal;
  4. Custos gerais com serviços necessários para completar o ciclo do desenvolvimento do serviço.

2 – Contabilidade de custos industriais

Já a contabilidade de custos industriais tem o foco na identificação dos custos envolvidos no processo completo de fabricação de produtos, tais como:

  1. Materiais diretos utilizados em todo o processo fabril;
  2. Mão-de-obra direta, que são os custos para manter os funcionários da linha de produção;
  3. Custo indireto de fabricação, que são aqueles relacionados à manutenção de máquinas e equipamentos, bem como o consumo de água, luz e materiais indiretos necessários para o processo de fabricação.

Conclusão

Enfim, a contabilidade comercial e a contabilidade industrial seguem os mesmos princípios contábeis, mas cada qual tem a sua própria forma de ser aplicada.

Afinal, o objetivo da contabilidade é alcançar maior eficácia na utilização de recursos, mirando sempre a maior economia, bem como o maior retorno financeiro possível.

Dessa forma, possibilitando ao setor de comércio, serviços e indústria alcançar maior longevidade no mercado, mantendo um bom nível de competitividade.

E se você precisar de serviços de contabilidade específicos para o seu negócio, conte com a Contbyza, sua parceira de sucesso.

Clique aqui para falar com o contador

Classifique nosso post

Compartilhe este post com seus amigos

Também recomendamos que leia este artigo!
A contabilidade para indústria é uma forma específica de aplicar…