A contabilidade e a gestão fiscal são elementos cruciais para uma empresa ter eficiência e atrair melhores oportunidades de negócio.
Com a contabilidade sempre em dia a empresa garante uma situação cadastral regular, algo muito necessário em casos de concorrência pública, por exemplo.
Já o cuidado com a gestão fiscal, desde o momento da abertura da empresa até o seu encerramento, evita complicações com o fisco, principalmente.
Portanto, essas duas ferramentas são importantes aliadas na gestão corporativa e jamais devem ser negligenciadas.
Saiba como ter mais eficiência na empresa com boa contabilidade e gestão fiscal eficaz. Continue lendo este post.
Índice
ToggleContabilidade em dia gera segurança patrimonial
Considerando que a contabilidade estuda as variações patrimoniais que ocorrem em uma empresa, ela deve ser levada muito a sério.
É a contabilidade que vai apurar todas as obrigações mensais e anuais que a empresa deverá prestar contas perante o governo.
Para isso, são considerados todos os fatos ocorridos na empresa, em todos os setores:
- Recursos Humanos;
- Gestão Fiscal;
- Contábil; e
- Financeiro.
Portanto, é essencial que as análises sejam feitas criteriosamente, demonstrando suas Despesas, Receitas e seus devidos Lucros ou Prejuízos.
Sendo que, qualquer erro ou omissão de informação poderá acarretar em prejuízos com multas tributárias.
Contabilidade eficaz aumenta a credibilidade da empresa
A contabilidade vai além da preocupação em prestar contas ao governo, sendo também a credibilidade no mercado uma das vantagens que ela proporciona.
Isso porque o Balanço Patrimonial é o instrumento que investidores e agentes fomentadores utilizam para avaliar a situação de uma empresa.
Sendo essas informações um referencial para decidir se a empresa tem condição de honrar suas dívidas, e se vale a pena injetar crédito nela.
Portanto, investir em assessoria contábil profissional possibilita ter um ROI cheio de vantagens.
Gestão fiscal é essencial para ter mais lucro
A contribuição da gestão fiscal é de extrema importância, pois tem a função de monitorar e controlar todas as obrigações fiscais de uma empresa.
É por meio da gestão fiscal que é feita a análise tributária para identificar corretamente o regime tributário que a empresa está enquadrada naquele período.
A partir disso, planejar a correta utilização do benefício dos créditos fiscais, e principalmente, para evitar o seu uso indevido.
Algo que ocorre com bastante frequência e costuma acarretar em prejuízos para a empresa, inclusive, a devolução dos valores com correção monetária e multas.
Gestão fiscal eficaz evita a falência
Muitas empresas fecham as portas antes mesmo de completarem cinco anos de existência, o que é uma pena.
Mas isso só costuma acontecer quando a gestão da empresa é negligenciada, e pela ausência de gestão fiscal na empresa.
Contudo, isso pode ser evitado por meio da gestão fiscal eficaz, assim, contribuindo para a empresa ter maior longevidade no mercado, e longe da falência.
Conclusão
Finalmente, a contribuição da contabilidade e da gestão fiscal é inegociável para que a empresa possa se manter competitiva no mercado.
Por isso, não desperdice as chances de alcançar êxito no seu empreendimento, contrate serviços de contabilidade profissional.
A Contbyza pode te ajudar. Fale com o contador.