A importância do RH para as organizações é um tema imprescindível quando a intenção é atingir resultados, no mínimo, satisfatórios.
Sendo a gestão de pessoas a ferramenta indispensável para fazer com que a empresa dê certo e siga aumentando o seu faturamento.
Isso porque o setor de Recursos Humanos tem a responsabilidade, não só de atrair colaboradores engajados, mas também de mantê-los motivados e produtivos.
Entenda melhor a importância do RH para as organizações ao longo deste post. Acompanhe conosco.
Índice
ToggleO papel do RH nas empresas
O RH – Recursos Humanos exerce um papel primordial nas empresas, sendo o setor responsável por desempenhar tarefas importantes, tais como:
- Seleção de pessoas;
- Contratação de pessoal;
- Desenvolvimento de pessoas;
- Treinamento e capacitação dos colaboradores;
- Motivação dos colaboradores;
- Engajamento dos colaboradores;
- Reconhecimento e valorização das pessoas;
- Atração e retenção dos talentos.
O RH é a ponte que liga a organização à sua equipe
O RH também tem a responsabilidade de estabelecer uma comunicação assertiva entre a organização e a equipe.
Para isso, o gestor de RH precisa ter uma visão sistêmica da organização e ser capaz de entender com clareza o seu funcionamento na totalidade.
Visto que isso lhe dará subsídios para conseguir sincronizar as atividades do colaborador com as necessidades da empresa.
E a partir disso, praticar ações, como:
- Desenvolvimento de Planos de Carreira;
- Definição dos cargos e salários;
- Promoção da segurança no trabalho;
- Execução do pagamento do pessoal;
- Gerenciamento e manutenção da qualidade nos ambientes de trabalho etc.
Sendo esta missão uma via de mão dupla, já que a organização depende de pessoas competentes para a execução dos trabalhos, e o colaborador depende do salário.
O RH tem a voz certa para falar com toda a organização
O RH também tem a responsabilidade de conhecer e praticar a comunicação não-violenta com todos os integrantes da equipe.
E assim, ser capaz de estabelecer uma comunicação assertiva com todos, cuidando da linguagem falada, mas também da linguagem silenciosa.
Especialmente para os cargos de chefia, que necessitam de pessoas que pratiquem liderança com autoridade, mas sem autoritarismo.
Para isso, é necessário saber trabalhar a linguagem corporal para transmitir confiança e segurança na fala e na postura.
E ao mesmo tempo, saber identificá-los, pois isso tem grande impacto na qualidade de vida do ecossistema organizacional.
O RH é o braço direito das organizações
Na atualidade, o RH assume uma posição estratégica nas tomadas de decisão das empresas, visto que ele contribui para o atingimento de metas e seu crescimento.
Nesse sentido, o RH poderá fornecer dados importantes para a diretoria, visando sempre o aumento da efetividade e a promoção de um clima organizacional saudável.
Visto que, com um quadro de profissionais valorizados e com sentimento de pertencimento, melhores resultados surgem.
Conclusão
Reconhecer a importância do RH para as organizações é a chave para manter funcionários motivados e despertar um espírito empreendedor em cada um deles.
Assim, todos assumem o protagonismo de suas carreiras, mantendo-se sempre dispostos a contribuir para o atingimento de metas e objetivos da empresa.
Implemente o RH estratégico em sua empresa. Clique aqui e nós te ajudaremos.